Sambrasil - 2015
Ricardo Oliveira
Camilla Varjão
Redação - Vera Marini 
Ricardo, de Januária, Minas Gerais e  Camilla de São Paulo, Capital, dançam desde 1997 e fazem parceria desde 2009. Este casal sempre muito presente aos movimentos de Samba por todo o Brasil, estará pela terceira vez no Sambrasil com aulas de Samba de Gafieira Tradicional, “pois foi através desta forma tradicional de se dançar o Samba é que encontramos liberdade e prazer. Nossa vontade é contagiar as pessoas que também buscam prazer e liberdade ao dançar e acreditamos que com a nossa metodologia, consigamos ajudá-las a atingirem tais objetivos”, nos conta Camilla.

Os eventos...
Ricardo e Camilla participaram de diversos eventos de Samba pelo Brasil, tais como: Conexsamba (idealizadores e produtores); Parceiros do Projeto Clube da Gafieira; Professores da Maratona de Samba de Porto Alegre (2013-2015); Professores da Semana da Cultura Latina (2013); padrinhos do “Vem Pro Samba”, também em Porto Alegre (2014); Professores do Sambrasil (2013-2014-2015); Professores do Botequim do Clube (2012 - 2013 - 2015); Camilla foi professora convidada no Sambamaníacos - Edição São Paulo (2013); Professores convidados do Sampa Dança Weekend (2014); Professores do Samba Sampa (2015); Professores do Sambe-se Quem Puder - SP (2015).

Samba em Osasco...
“A região de Osasco, grande São Paulo, onde atuamos é uma cidade em expansão no quesito Samba de Gafieira Tradicional. Um dos motivos pelos quais viemos para esta região foi justamente a carência de profissionais especializados atuando nesta vertente. Atualmente já vemos mais profissionais iniciando atuação na região através de outras escolas de dança, o que vem fortalecendo cada vez mais o Samba em Osasco.

Recentemente conquistamos um local para dançar Samba todas às sextas-feiras, em Osasco, e que logo cairá no gosto popular dos amantes do Samba desta região. Sempre apoiamos e incentivamos este tipo de iniciativa, uma vez que acreditamos que este tipo de projeto agrega muito ao trabalho dos profissionais da dança que valorizam e defendem os bailes como uma ferramenta de crucial importância para o aprendizado e evolução do aluno.
 
Sentimos que a procura por aulas de Samba tem crescido na região de três anos pra cá, na medida em que percebemos que a comunidade osasquense está deixando de ir até São Paulo por questões como trânsito, comodidade e descoberta de ensino, também de qualidade, em sua própria cidade. Além disso, a Secretaria de Cultura da cidade também apoia e incentiva muito o movimento do Samba na região.”

Sambrasil - 2015 
“Como já estamos participando pelo 3o ano consecutivo acreditamos que o evento continuará crescendo e agregando um público cada vez mais motivado e centrado em aprender Samba. Imaginamos que o grau de exigência das pessoas também vem crescendo a cada ano, o que nos motiva a prepararmos e inovarmos ainda mais nossas aulas!” 

Organização...
“A organização do evento está cada vez mais criteriosa e atenta às necessidades e anseios do público e o que nos chama a atenção no Sambrasil é a preocupação da produção em buscar um feedback dos alunos e dos profissionais participantes quanto a diversos aspectos como aulas, organização, espaço físico e tudo mais que envolve um grande evento.Isto sem falar no crescimento do público participante das aulas e bailes ano após ano.”

Realização profissional...
“Participar do Sambrasil, que congrega pessoas de diversos lugares, especialmente do estado de São Paulo, nos faz muito felizes, honrados e extremamente responsáveis em levar informação de qualidade para um público tão seleto e cada vez mais exigente. Ainda mais trabalhando ao lado de diversos profissionais renomados, que também estarão presentes. A nossa realização profissional se dá pelo prazer e satisfação em transmitir para todas essas pessoas a nossa pesquisa, a nossa busca profissional destes últimos anos. Por isso também estamos estimulando as pessoas da nossa cidade, que gostam de Samba, a participarem do evento.”

SSC - De alguns anos para cá, percebe-se o aumento da procura por aulas de Samba e uma melhor e maior estruturação dos eventos relacionados a ele. Como é a visão de vocês a respeito disso e como essas ações podem ser melhoradas?
Ricardo e Camilla: Tivemos a oportunidade de vivenciar nos últimos anos o crescimento do movimento de Samba de São Paulo e como atuamos diretamente com o ele, e podemos dizer que sobrevivemos do Samba, vimos cada vez mais pessoas buscarem por este movimento, querendo aprender, outros querendo mais entendimento, buscando saber mais sobre a história e cultura do ritmo!

Isto é incrível e gratificante e se deve a projetos idealizados por amantes do Samba que ajudaram a fortalecer referido estudo e a busca das pessoas.

Acreditamos que o cuidado e a organização minuciosa de grandes eventos de Samba só fortalecem e continuam estimulando as pessoas a quererem mais Samba.

Entretanto, acreditamos que a preocupação de seus organizadores com uma proposta clara, objetiva e motivadora aos seus participantes é de fundamental importância, na medida que notamos que com o passar dos anos, eventos que ensinam apenas “passos/repertório sem proposta” não têm agregado mais tanto aos alunos.

Eventos como o Sambrasil contribuem para esta qualidade: A proposta de temas para as aulas e não mais apenas de “níveis” é bem interessante. Além disso, percebemos que a organização do Sambrasil vem trazendo para seu quadro de aulas profissionais com propostas diferentes que tendem a atingir referido objetivo, o que só fortalece e qualifica ainda mais o evento.

Outra ação, como já dissemos acima, é a preocupação em buscar um feedback das pessoas quanto a todas as atividades relacionadas ao evento. Ouvir o cliente e os prestadores de serviços nessa hora é fundamental para crescer com qualidade e perenidade.

Mensagem e convite ao público.
“Estude e pesquise cada vez mais o Samba, pois ele é muito rico e tem muito a nos oferecer!!
Conheça mais a fundo esta cultura maravilhosa, você não vai se arrepender!!
Quanto mais você estudar isso só vai te fazer crescer, evoluir e se apaixonar por esta dança contagiante que tem a cara do Brasil!!!
Venha participar conosco do Sambrasil -  2015 e vamos juntos evoluir e dançar!!”


Maia informações sobre o Sambrasil aqui!