Paixão pelo Samba, todos eles


Samba Maníacos reúne apaixonados pelo ritmo em São Paulo
Edição: Vera Marini e Thaís Marini

Com formação em ballet clássico e trabalhando há 14 anos com Dança de Salão, Vanessa Jardim fala um pouco sobre Samba de Gafieira, sua atual especialidade, e o evento Samba Maníacos – 2012.

“Sempre fui apaixonada por Samba desde o auge do Pagode e sempre busquei aprimorar técnicas e passos com aulas e muito treino. A procura por aulas de Samba de Gafieira tem aumentado apesar de , ainda não se ter muitas opções de bailes deste ritmo.
O Samba de Gafieira é uma dança muito rica em movimentação, agilidade de pernas, pensamento  rápido, improviso. O “básico” desta dança pode ser simples mas, em  sua evolução, atinge plena complexidade.
Apesar da procura por aulas do ritmo ter aumentado, ainda são poucas as  pessoas que dançam Samba de Gafieira no Brasil. O ensino do ritmo está sendo estruturado aos poucos enquanto técnica, didática e estética. Fora do Brasil, ele tem crescido muito: em 2011, foi realizado o I Congresso de Samba em Laussane, Suíça. A partir disso, muitos congressos que eram  só de Zouk, começaram a incluir o Samba de Gafieira em suas grades de aulas e shows. Assim, os europeus descobrem aos poucos uma outra modalidade de Samba além daquele que é mostrado no Carnaval e passam a admirar ainda mais nossa cultura.

Eu e Léo Fortes somos produtores e  organizadores  do evento Samba Maníacos – 2012  que acontecerá nos dias 28,29 e 30 de setembro em São Paulo.
A partir da  amizade e da parceria entre nós em vários eventos de Samba, surgiu a proposta de se fazer um evento reunindo vários profissionais  novos no cenário do Samba e que querem além de mostrar seu trabalho, passar seu conhecimento e técnica.

O objetivo primordial  do Samba Maníacos é promover, resgatar e preservar  o Samba enquanto dança, unindo  todos os que são apaixonados por ele. Vários estilos, professores  do Rio e São Paulo  transmitindo todas as tendências e propostas deste que é nosso ritmo .
Para isso, durante dois dias e três noites, serão realizados workshops e  bailes  no espaço Milena Malzoni Dance Center – Rua Gomes de Carvalho, 448 – Vila Olímpia. O espaço dispõe de salas amplas  equipadas com piso especial, ar condicionado, vestiários e  também um lounge de convivência.

O evento se destina a todas as pessoas que têm alguma base, mesmo que pequena de Samba até pessoas que já dançam há muito tempo e que queiram se aprimorar. As aulas são divididas em Samba Clássico, Tradicional e Funkeado. Todas as  modalidades possuem os níveis básico, intermediário e avançado.  Serão 6 horas de aulas por dia nos dias 29 e 30 (sábado e domingo). com  1 hora e meia de intervalo para almoço.

O baile de abertura do Samba Maníacos acontece dia 28, sexta-feira  a partir das 22h e neste  ano  será aberto espaço para casais ou grupos mostrarem seus trabalhos de Samba. Teremos 4 DJs tocando principalmente  Samba e cortinas de outros ritmos.
No sábado, dia 29, a partir das 22h acontece nosso baile oficial com o show de todos os professores do evento e a convidada especial  DJ Viviane Chan, do Rio de Janeiro.
No domingo, um encerramento diferente: logo após as aulas faremos um churrasco  de confraternização, com um ambiente mais informal para dançar, matar a fome de um dia inteiro de aulas, interagir e relaxar.

Para os Samba Maníacos SAMBA É SAMBA. Quer dizer, não importa o estilo que você dance: tradicional, funkeado, pagode, samba- rock... SAMBA É SAMBA! E nós respeitamos todos os estilos. O que queremos é unir pessoas que amam Samba e querem fazer com que esse ritmo se desenvolva e cresça cada vez mais!“

Para mais informações sobre o evento Samba Maníacos acesse: www.sambamaniacos.com