Dia 2 de dezembro: Dia Nacional do Samba e dia de Samba-Rock Gol!


Dia 2 de dezembro: Dia Nacional do Samba e dia de Samba-Rock Gol!

Redação por Vera Marini, Edição por Tha Marini


Parceiros profissionais há 03 anos, desde 2009, temos o prazer de entrevistar o casal Samba-Rock Gol:

Camila Camargo: Publicitária e Professora de Dança de Salão, atuando no como professora de dança no SENAC e no Núcleo de Dança Stella Aguiar.

Marquinhos Willian: Formado em Artes Cênicas e Dançarino. É Produtor Cultural e Professor de Dança de Salão nas academias Cia Terra, Interativa Dance e Casa Noturna Di Quinta.


SSC: Como surgiu a ideia de se fazer o Samba-Rock Gol?

Marquinhos: A ideia surgiu através de um momento resgatado na minha infância. Morava próximo a um campo de futebol, e todo final de semana assistia ao futebol de várzea com meus familiares. Sempre ao final dos jogos rolava Samba de Roda com intervalo de muito Samba-Rock. Eu tinha aproximadamente 6 anos de idade e simplesmente adorava estar no meio daquela galera dançando e assistindo o movimento.

Então, quis compartilhar um pouco da minha história com meus amigos e alunos e foi assim que nasceu o evento Samba-Rock Gol. O propósito do evento é o de reconstituir o universo do Samba-Rock e suas raízes, promovendo os valores e costumes para o público da atualidade que só conhece o Samba-Rock como dança ou música. Participando do evento o público passa a entender que além disso, há um apelo à confraternização familiar e que por isso essa maneira de dançar e suas músicas resistem a mais de 50 anos.



SSC: Quando e onde foi a primeira edição do evento?

Marquinhos e Camila: O primeiro Samba-Rock Gol aconteceu no dia 21 de junho de 2009, domingo, na Rua Baumann, 191 - Vila Leopoldina onde acontece a  nossa festa até hoje.

SSC: Qual era a proposta inicial enquanto evento?

Marquinhos e Camila: A proposta inicial era reunir e confraternizar com os alunos e amigos mais chegados. Devido á divulgação “boca a boca” e através da Internet, hoje reunimos um número muito maior de pessoas que havíamos previsto inicialmente.


SSC: Quais as bandas que já participaram do Samba-Rock Gol?

Marquinhos e Camila: Os Opalas, Clube do Balanço, Sandália de Prata,Swing Fino, Banda na Esquina, Sambasoul, Embalanço, Black Brasil, Seu Zé, Black Zuca, Augusto Swing, Izzy Gordon, Estilo Livre, Di Quinta.



SSC: Quantas vezes por ano acontece o Samba-Rock Gol?

Marquinhos e Camila: Geralmente 3 vezes por ano, sendo que uma das edições é destinada para o Campeonato entre as principais Escolas de Dança de São Paulo.
A exemplo desse ano de 2012, fizemos algumas edições especiais, como: Especial Joquei Club e Especial Samba Maníacos | Conexão RJ-SP .Agora, dia 02 de Dezembro de 2012, faremos "Especial Dia Nacional do Samba" para fechar o ano com chave de ouro!

SSC: Qual o público alvo? Só academias de Dança?

Marquinhos e Camila: O público alvo é o que gosta de dançar, de encontrar com os amigos, de escutar uma boa música e que se identifica com a filosofia do evento. O público é bem diversificado até por que as redes sociais facilitam o acesso á informação para diferentes pessoas. A participação das Escolas de Dança aconteceu neste ano, porém o evento acontece desde 2009.

SSC: Existe a possibilidade da participação de escolas de Samba?

Marquinhos e Camila: Adoramos a ideia e achamos que Escola de Samba tem tudo a ver com a proposta do Samba-Rock Gol.
Todo e qualquer público será sempre muito bem vindo ao evento.

SSC: Qual a média de público presente no evento?

Marquinhos e Camila: Média de 400 pessoas.

SSC: Para este último Samba-Rock Gol do ano, quais as atrações?

Marquinhos e Camila: Banda Atruppi tocando Samba-Rock e Gafieira. Esta banda vem fazendo um lindo trabalho e há pouco tempo finalizaram um projeto musical com a cantora Tereza Gama (Clube do Balanço) que ficou bem bacana.

Além disso,não poderia faltar uma Roda de Samba com o grupo Filhos da Santa que é tradição no bairro Santa Cecília, colocando todo mundo pra sambar o melhor da música brasileira.

Pensando na valorização de um ambiente familiar e agradável para todos, as crianças não pagam convite e para elas existe uma área aberta com playground.

Oferecemos um espaço amplo com 03 quadras para o pessoal que curte jogar bola e confraternizar com os amigos. E também um salão com pista para todos se acabarem de tanto dançar!


SSC: Como inscrever meu time e quais times já participaram do Samba–Rock Gol?

Marquinhos e Camila: A cada edição contamos com as principais Escolas de Dança de Salão de São Paulo e damos abertura para qualquer escola ou equipe que queira participar da confraternização, é só entrar em contato conosco através do e-mail: sambarockgol@gmail.com 

Já participaram do evento:

Escolas de Dança: Cia Terra, Cia Duda Lima, Dançare, Espaço Vila, Algazarras, Stella Aguiar, Solum, Clube Latino, Milena Malzoni, Danzarte, Escola Felipe Britto.

Equipes/Bandas: Os Opalas, Sambarock Family, Cia Alquimistas, Sambarockano, Negros Dançar, Nossa Turma Sambarock.

SSC: Convidados ilustres?

Marquinhos e Camila: Já recebemos importantes nomes da dança de salão, representantes e músicos do Samba-Rock participando da confraternização jogando bola, torcendo, dançando, levando a família, etc.. Estas pessoas poderiam ser consideradas ilustres, mas estão ali como qualquer pessoa comum curtindo com seus alunos e amigos.

Não podemos deixar de citar um nome de um profissional que nos acompanha e nos incentiva desde o começo do evento: "Marco Mattoli" representante da Banda Clube do Balanço.

SSC: Comes e bebes e quitutes ?

Marquinhos e Camila: Espetinho de churrasco e lanchonete com outros comes e bebes.

SSC: Por favor, uma mensagem final.

Gostaríamos de convidar a todos para essa grande confraternização cultural que acontecerá no dia 02 de Dezembro de 2012.
Esta edição será dedicada ao Dia Nacional do Samba!
Venha curtir um dia com muitas atrações especiais na presença dos amigos, familiares fechando o ano com chave de ouro!
E viva o Samba!!!

Para mais informações acesse: www.sambarockgol.com.br
Página no face book: sambarock.gol
Email: sambarockgol@gmail.com




Importante saber que:

2 de dezembro é o DIA NACIONAL DO SAMBA.

“O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Engraçado, não? A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional."
Agora sabemos, né?”
(Colaboração de Ezio Freire)