E depois do Carnaval? ...

Redação por  Vera Marini, Edição por Thaís Marini


O Carnaval passou, começamos o ano, mas fica a pergunta: o que acontece com as quadras das Escolas de Samba depois do Carnaval?
Convidamos  Clerton Vieira para conversar conosco a respeito.
Nome completo: Clerton Vieira.
Técnico em Hotelaria e Eventos, Pós graduando em Psicopedagogia.
Coreógrafo há  28 anos e produtor de eventos há  16 anos.
Ministra suas aulas e realiza suas atividades pela  Secretaria de Participação e Parceria da Prefeitura Municipal de São Paulo – NCI – Dom Helder Câmara – V. Mariana.
Desenvolve atividades com Dançaterapia, Dança de  Salão, Tango e Flamenco.
Faz parte da equipe de Organização do Festival Internacional de Folclore na cidade de Fortaleza/CE e é também:
Membro correspondente em  CIOFF® - Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais
Membro correspondente em  CCF - Comissão Cearense de Folclore
Membro em  CID - Conselho Internacional da Dança
Membro em  IOV -  Organização Internacional de Folclore e Artes Populares
Sócio da  ATXAICA - Associação TXAI Cultura e Arte

SSC – Após desfile das escolas, o que acontece com as quadras? Respeita-se a Quaresma?
Clerton Vieira - O respeito a todas as crenças e religiões faz parte da cultura do povo brasileiro e a Quaresma é um período de reflexão. Sendo católico ou não, esse é um período de respeito a todos que tem fé, independente da sua religião. É um período de “recesso” para as escolas de Samba. Em meados do mês de abril e em algumas escolas em maio, retornam as atividades: reuniões da diretoria, avaliação geral do Carnaval, metas de trabalhos para o próximo desfile. Muitas vezes o carnavalesco já apresenta propostas de enredo. Iniciam-se as atividades nas escolinhas de baterias, o encontro de baianas, pois as mesmas já se organizam para as atividades de programação para o Dia das Mães etc. E em agosto, já se iniciam as eliminatórias dos Sambas Enredo.
SSC – O que é feito das fantasias, adereços e carros alegóricos?
Clerton Vieira - As fantasias que foram alugadas são devolvidas para reciclagem, aproveitamento das plumagens e muitas vezes, também podem ser vendidas para Escolas de Samba do interior. Os adereços são reciclados, muitas vezes usados nas decorações de festas na quadra. As alegorias são totalmente desfeitas onde se aproveitam somente ferragens para reutilização nas alegorias do próximo Carnaval.
 SSC – Como é feita a reabertura das quadras? Existe algum ritual ou cerimônia?
 Clerton Vieira - Geralmente com uma Roda de Baianas, com as bênçãos destas “Mães do Samba”, ao ritmo do canto, de músicas com a cadência da bateria, músicas de exaltação e hino da Escola.

SSC – Qual a importância da Ala das Baianas numa escola de Samba?
Clerton Vieira - A Ala de Baianas é considerada como uma das mais importantes de uma escola de Samba. Foi introduzida no desfile ainda nos anos 30 do século passado como uma forma de homenagem às "tias" do Samba, na época em que o ritmo era marginalizado. É uma ala obrigatória em todos os desfiles de escolas de Samba, mesmo não sendo quesito oficial. As notas vêm nos quesitos fantasia, evolução e harmonia. É a ala que merece todo o carinho e acima de tudo o respeito de todos.Na minha opinião, assim como a Velha Guarda da escola, elas representam o arquivo vivo da história da agremiação e porque não dizer do Samba brasileiro.

Sou mais feliz quando estou ao lado dessas jovens senhoras que admiro e quero bem. Ao lado delas me sinto como filho, neto, bisneto... Enfim, família que me completa não só no período do Carnaval, mas durante todo o ano. Encontrei numa escola de Samba, a outra metade que me faltava para ser mais eu. Agradeço a comunidade vermelha e amarela, Tom Maior, por fazer parte da minha história de vida.




Prof. Clerton Vieira
Contatos Profissionais
www.sabedoriafolk.blogspot.com
11- 98539-2315
E-mail: clertonvieira@hotmail.com