ConexSamba vem com tudo!


Novembro, apesar de não ser o mês do carnaval, podemos dizer que é o mês do Samba, pelo menos para os amantes das danças a dois. Só em São Paulo são dois grandes eventos que acontecem em sequência. ConexSamba nos dias 9 e 10, na cidade de Osasco e o Congresso de Samba nos dias 14,15,16 e 17.   

O Social foi falar com dançarina e professora Camilla Varjão, que juntamente com seu parceiro Ricardo Oliveira, organizam o ConexSamba  para trazer todas as novidades deste evento que promove o resgate das raízes do samba dançado e cultura, amizade e profissionalismo.  Boa Leitura e Vamos pro #Samba!
  
Como surgiu o Conexsamba?

Ao intensificar nossos estudos de samba de gafieira no Rio de Janeiro, vivenciando a realidade dessa cultura em seus mais diversos aspectos (na zona sul do Rio, mas também na periferia, onde tudo começou) percebemos a riqueza e singularidade da nossa cultura.

Aproximamos-nos de anônimos, assim como de pessoas importantíssimas para a história do samba de gafieira, as quais se encontravam no esquecimento, algumas já desestimuladas de irem aos bailes, mas verdadeiras amantes do samba.

Ouvir essas pessoas que dançam há 20, 30, 40, até 60 anos dizer pra gente: “que bom que ainda há pessoas como vocês que buscam conhecer e entender tudo isso...” e pedirem: “vocês não podem deixar isso morrer”...nos fez sentirmos responsáveis por algo muito maior que nós, que dinheiro, que qualquer coisa: tínhamos uma missão de vida a cumprir, algo maior.

Como funciona o evento?

A ideia do evento - do projeto na realidade - surgiu da minha vontade e do Ricardo em disseminar a cultura do samba de gafieira autêntico, como ele é na raiz, modernizando sim, mas sem perder sua essência!!!

Isso seria feito inicialmente de maneira itinerante, “rodando pelas comunidades do Brasil e do mundo”, através de aulões gratuitos nas comunidades, elaboração de bailes, workshops, atividades integrativas e lúdicas, criação de ambientes para leitura de exemplares relacionados a história do samba, etc.

Entretanto, quando a nossa escola fez um ano de existência acabamos convidando uma série de pessoas importantes para o samba para virem ao nosso aniversário, mas não como profissionais, mas sim como amigos, pela importância que eles tiveram na nossa trajetória profissional.

Ocorreu que TODOS eles começaram a aceitar o convite o que  nos fez pensar que seria uma oportunidade de ouro para que todos os conhecessem, para que mais uma vez a cultura do samba de gafieira fosse disseminada as pessoas.

Foi aí que surgiu o ConexSamba Rio-Sampa (in Sampa) em detrimento do nosso aniversário de escola que com certeza ficou para 2o plano.

Quais foram as dificuldades do primeiro ConexSamba?

As dificuldades são as mesmas do ano passado, especialmente grana ($), na medida em que ainda não conseguimos um patrocínio efetivo para o evento (somente uma cota mínima do custo do evento).

O que conseguimos para este ano, que está fazendo bastante diferença inclusive, foi o apoio da Secretaria da Cultura de Osasco que está nos dando todo o apoio possível com divulgação, com o salão e também com o som.



Quais são as novidades dessa 2a edição do CONEXSAMBA

Este ano teremos a honra de receber a tradicionalíssima FAMILIA REYS, uma das famílias mais tradicionais do samba de gafieira no Rio de Janeiro. Estará presente Verinha Reys que dança samba de gafieira há 60 anos. Além disso, teremos também Mestre Oswaldo e mais um ano da majestosa presença dos representantes do antigo grupo dos Mais da Gafieira. Outra novidade deste ano é a presença da mestra Rachel Mesquita com as crianças do projeto social Alvinho’s Dance, que mostra  a necessidade e a importância de incentivarmos as novas gerações para dançarem Samba promovendo e perpetuando nossa cultura.


Quais são as expectativas?

As expectativas para este ano são grandes, pois estamos sendo apoiados praticamente todas as grandes escolas de São Paulo, interior e outros estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O que nos deixa ainda mais animados é a grande adesão dos profissionais cariocas não ligados ao evento diretamente mas que também virão para prestigiar o evento como Vinicius Villiger e Flavia Teixeira, Alexandre Silva e Mariana Gabriel, dentre muitos outros talentosíssimos profissionais do samba atual.  

Quais são os diferencias do evento?

Nossa grade de aulas apresenta temas minuciosamente escolhidos juntamente com os profissionais convidados (que aliás, sempre são pessoas de alta relevância para o mundo do samba de gafieira). o Conexsamba se destaca em sua qualidade técnica e cultural, na medida em que dá aos aprendizes o que cada profissional tem de melhor a oferecer, dentro de sua especialidade. 

Outro grande destaque desse evento cultural é um fórum de discussão sobre samba, que denominados “Papo de Samba”, o qual realizamos anualmente, onde são estabelecidos alguns “Pontos de conexão” apenas como parâmetros de assuntos a serem abordados no decorrer da atividade. A idéia é que os profissionais presentes no encontro compartilhem as suas histórias e vivências pessoais estimulando a conexão entre a tradição do samba de salão e a sua evolução sem perder as raízes, dentre outros assuntos relacionados ao samba que possamos considerar pertinente discutirmos.

Mais uma grande novidade são as Consultorias individuais ou em grupo que criamos com o intuito de que através de pequenas sessões (de apenas 20 minutos cada) qualquer pessoa, profissional ou amador, companhias de dança, donos de escolas, qualquer pessoa mesmo, tenha a oportunidade de perguntar o que quiser a quaisquer um dos profissionais contratados pelo evento (desde opinião sobre coreografias, sobre sua própria dança, curiosidades, enfim, qualquer coisa que sempre quis perguntar para aquele determinado profissional).

Por fim, o grande baile que acontece, a partir deste ano, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso um local enorme com capacidade para mais de 1.000 pessoas e de localização privilegiada.

O baile sempre oferece show com banda ao vivo, a qual sempre toca um repertório especial escolhido a dedo por mim e pelo Ricardo.

Aliás, a seleção musical do baile é sempre uma grande preocupação nossa, na medida em que, baile após baile, observamos os anseios e necessidades do público presente tentando ano a ano surpreender e agradar ao máximo de pessoas possível.


Este ano traremos as Bandas Universo Gafieira com repertório diferenciado para o Conexsamba e os DJs Alexandre Lopes e o já consagrado Carlos Bolacha vindo diretamente do Rio de Janeiro.


Serviço:

ConexSamba
9 e 10 de novembro 2013
Valor: a partir de 30,00 
Inscrições e tabela com valores de pacotes de cursos no site: http://www.conexsamba.com.br

Confira a programação completa: