Confraria do Pasmado presente ao Carnaval de Rua de São Paulo
Redação Vera Marini, Edição Thaís Marini

O Social Samba vem divulgando notícias a respeito do Carnaval de Rua de São Paulo, do Manifesto Carnavalista e suas propostas para esta que é uma das festas mais populares do país.

Fomos conhecer de perto um dos blocos que apoiam este movimento, o Cordão Carnavalesco  Confraria do Pasmado. Seus ensaios acontecem aos sábados, a partir das 14h, na Rua Inácio Pereira da Rocha, 141 – Vila Madalena.

Nascido há 11 anos (2003) das rodas de Samba entre amigos, o nome Pasmado foi escolhido de uma placa visualizada por um de seus integrantes no Carnaval do Rio de Janeiro. Em seu estandarte, uma Kombi representa o “carro de som” que supostamente participava nos primeiros tempos do Cordão.

Sua bateria leva o nome de “Impermeável”, pois  é tradicionalmente conhecida por tocar melhor debaixo de chuva. E quem se animar esse ano e quiser fazer parte da folia em 2015 na bateria, pode entrar em contato com o Confraria pelo Facebook e pedir para participar. “Não há mensalidade, só é necessário vontade de tocar e compromisso comparecendo aos ensaios”, afirma Ronaldo Bitello, Mestre de Bateria, também conhecido como Mestre Dx.

O “Pasmado” tem como proposta promover um baile de Carnaval a céu aberto, com arranjos em ritmo de Samba de canções conhecidas, transformando a rua num espaço brincante e resgatando essa prática entre as famílias, amigos e simpatizantes. Neste ano traz como novidade a presença de baianas na abertura do desfile como referência às “Mães do Samba” que tanto contribuíram para a sua história.

O Samba da Confraria - 2014 relembra num tom de crítica bem humorada, certos episódios vividos por nós em 2013 e outros que ainda vamos viver neste ano. É uma letra politicamente interessante à medida que nos faz refletir e repensar nossas práticas para este ano que é de eleições.


CONFRARIA 2014
Vem pra rua, vem
Tarifa zero pra sambar com a Confraria REFRÃO
Vem pra rua, vem 
O Padrão FIFA aprovou a Bateria!

Haja coração, 
Copa do Mundo é Carnaval o ano inteiro
Fui rebaixado pro telão,
Recusaram meu cartão,
Quem mandou ser brasileiro
 
  
O gigante acordou (ô ô ô ôooo)
A ressaca foi brutal (ô ô ô ôooo)
Viu protesto no jornal,
Pensou que era Carnaval,
Disse Pega...

Bósnia Herzegovina
Foi sorteada pra jogar com a Argentina
Vai Fernanda Lima,
Mata no peito e vem sambar aqui na Vila

Os Beagles, ninguém ouve esse lamento
Mas foi tanto sofrimento, que até o Eike faliu
Mas na Vila Madalena ninguém sabe, ninguém viu!
Se o papa é argentino a Confraria é do Brasil!


"Apesar de ter um público eclético, não é um bloco com molecada, dá para levar as crianças. O melhor horário para chegar é durante a concentração. O começo é bem gostoso, dá para curtir a bateria", declara o fundador Eduardo Piagge em entrevista à Amanda Serra (UOL – São Paulo)

Quanto à pergunta "Com que roupa eu vou?", os representantes do Pasmado dizem ser livre, mas que é interessante que as pessoas compareçam fantasiadas, na medida em que a proposta é esse resgate cultural. Há rumores de que o bloco ainda tem a intenção de eleger a "Miss Pasmado – 2014". Camisetas e artigos personalizados do bloco serão vendidos em fevereiro.


Agenda de Ensaios, Desfile e outros eventos:

Dia 25 de janeiro, sábado - Ensaio Geral
Local: Bar Bucurii, com a “Feijoada do Pasmado”
Horário: das 12h às 18h
Endereço: Rua Inácio Pereira da Rocha, 141 – Vila Madalena
Couvert: R$ 10,00
Feijoada: R$ 25,00

Dias 1º e 15 de fevereiro, sábados:
Ensaio normal.

Dia 8 de fevereiro, sábado: acontece o evento  CarnaUOL e o Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado fará sua participação especial. Segue link: http://carnaval.uol.com.br/2014/carnauol/

Dia 23 de fevereiro, domingo: A Confraria do Pasmado sai com seu Desfile Oficial, às 13h, da Praça Rafael Sapienza – Vila Madalena , atrás do Fórum de Pinheiros.

Mais informações a respeito do Cordão, acesse: https://www.facebook.com/confrariadopasmado?fref=ts