Sambrasil - 2015
Carolina Parpinelli
Danilo Fray
Redação – Vera Marini

Carolina Papinelli, há 12 anos na Dança e Danilo Fray, há 6 anos, são de São Paulo, se conheceram nos salões dançando Samba e por conta da grande conexão e entrosamento que encontraram logo de início, resolveram se unir para trabalharem o Samba de Gafieira, agregando conhecimentos e técnicas, para encontrar novos caminhos e novas possibilidades. Há mais de seis meses praticando, estrearão o seu primeiro trabalho no Sambrasil este ano.
Com a bandeira do Samba, já participaram de eventos como Sambe-se quem puder – 2014, Semana da Cultura Latina – 2014 e Sambrasil 2014 e Danilo já trabalhou em desfile da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, como ensaiador de uma das alas coreografadas.
Carolina, que é Professora de Samba de Gafieira na Academia Solum, afirma que “a procura pelo estilo Samba de Gafieira Tradicional está cada vez maior e nota-se pela quantidade de alunos matriculados em aulas de Samba nas escolas. A faixa etária, em sua maioria acima de 25 anos, possui variados perfis. Isso é importante se considerarmos que em São Paulo encontra-se locais para dançar todos os dias, principalmente de quinta a domingo.”
O casal Carolina e Danilo irá trabalhar a vertente Samba de Gafieira Tradicional e Carolina explica: “Optamos pelo Samba de Gafieira Tradicional por conta de sua versatilidade musical e de suas movimentações dinâmicas que possibilitam a criação de novos movimentos. Trabalharemos este Samba voltado para o resgate do abraço como técnica primordial para execução dos movimentos, bem como o uso dos sentidos para obter uma dança mais confortável e criativa.”
Sambrasil
É um evento que reunirá muitos amantes do Samba, tanto alunos como profissionais, de São Paulo e de fora, contando com um variado quadro de temas passando por todos os conceitos do Samba. Sem falar na organização que é, sem dúvidas, um dos quesitos mais notórios e importantes deste evento.
Ficamos muito felizes com o convite da Erika Ikuno, que nos abre as portas para estrearmos nosso trabalho. Elaboramos duas aulas especialmente para o evento e estamos honrados por trabalhar ao lado de tantos profissionais que admiramos e por ajudar a semear ainda mais o Samba como Dança.
Apesar da melhora notória dos eventos de Samba, ainda precisamos ter com mais freqüência, eventos fortes como o Sambrasil, que fortalecem a cultura e a divulgação do Samba, além de mais bailes tradicionais como podemos encontrar no Rio de Janeiro. Uma medida que pode melhorar esse cenário é a união dos profissionais, tanto daqui da região, como de fora, para produção de um calendário de eventos mais organizado.
O Sambrasil é uma referência enquanto evento pois, além de reunir profissionais de qualidade e de diferentes vertentes do Samba, possibilita unir grandes conceitos, técnicas e filosofias, com as aulas e principalmente com os debates, fomentando ainda mais a cultura e o mercado.
Convite
Para vocês, inclusive nossos alunos das escolas que trabalhamos, que gostam de dançar um “Sambinha gostoso, dentro de um bom abraço e com uma boa música, não percam o Sambrasil!!! Venham fazer as aulas e dançar muito nos bailes!!! Esperamos vocês!!!

 Mais informações sobre o Sambrasil, acesse aqui!