Sambrasil - 2015
Paulinho Samba de Rua
Zuleide Cerqueira
Redação - Vera Marini

Naturais de Osasco – São Paulo, Paulinho Samba de Rua e Zuleide Cerqueira parceiros há 20 anos, estarão no Sambrasil – 2015. O casal coleciona eventos e atuações importantes na História do Samba paulista: Congresso de Samba – Brasil (2007 a 2009), Congresso de Samba – Brasil (2010 a 2013), Maratona Paulista de Dança 2015, 2ª lugar no Campeonato de Samba e Pagode do Carioca Clube, Coreógrafos  do bloco carnavalesco C.A.S.A - Santana do Parnaíba(2009 A 2012), participantes do desfile da Escola de Samba Império da Casa Verde em 2015.

Paulinho nos fala um pouco sobre o Samba em sua cidade, Osasco:

“Nós que somos conhecidos como professores de Pagode, já tivemos um público muito grande quando o nosso Pagode estava em alta. Ainda temos muitos seguidores, mas o grande público hoje aqui em Osasco, é da Dança de Salão, principalmente a “galera” do Samba Rock e Forró.

Aqui na cidade, organizamos bailes desde 2007. São 3 a 4 grandes bailes por ano, normalmente realizados na ACM Osasco,onde temos um público médio de 350 pessoas. Existem outros bailes na cidade, com outros organizadores, voltados para a terceira idade e pequenos bailes dentro das escolas de dança.

Ministramos nossas aulas em 4 unidades da Associação Cristã de Moços de São Paulo (ACM): ACM Osasco, ACM Alphaville, ACM Norte e ACM Santo Amaro, além da Academia Municipal de Osasco. E a procura por aulas é grande principalmente por Samba Rock, Gafieira e Pagode.
Um maior número de profissionais ligados ao Samba, assim como um maior número de academias de Dança na cidade, são um incentivo e percebe-se um aumento real da procura por aulas, fortalecendo o Samba enquanto movimento cultural aqui em Osasco.

De alguns anos para cá, percebe-se o aumento da procura por aulas de Samba e uma melhor e maior estruturação dos eventos relacionados a ele. Isto é  sinal que os organizadores estão preocupados com a qualidade dos eventos, em levar mais conhecimento aos congressistas e tendo uma visão comercial e empreendedora.

Infelizmente, não acontece o mesmo movimento com o Carnaval e comunidades. Já tivemos, blocos carnavalescos e outras comunidades que defendiam a bandeira do Samba, mas por falta de incentivo dos órgãos públicos, já não os temos.”

Paulinho nos garante que virá uma “galera” de Osasco para o Sambrasil, pois ele e Zuleide estarão ministrando aula de Pagode, vertente do Samba que é o carro chefe do casal.

“Em 2014, participamos das aulas e conhecemos o Sambrasil a convite de Erika e Cláudio Nostalgia. Foi então que fomos convidados a ministrar as aulas de Samba-Pagode em 2015. Ano passado o evento foi um sucesso, e este ano também promete pelo quadro de profissionais que estarão presentes: grandes nomes da dança, que fizeram e fazem sua história com muita qualidade.

Estamos ansiosos e será uma honra ministrar essas aulas em um grande evento, que defende o Samba. A grade de aulas está maravilhosa e a estrutura muito bem montada.”

SSC - Na última Semana da Cultura Latina, falou-se muito da união dos profissionais de Dança para que se contemple cada vez melhor as expectativas de quem procura por aulas de Dança não só em termos de técnicas e passos, mas também enquanto informação. Como vcs percebem a contribuição do evento Sambrasil neste sentido?

Paulinho Samba de Rua - Em nossos bailes de dança de salão que realizamos na ACM  em que damos aulas, temos esta visão: convidamos vários profissionais, escolas e cias de danças da região para que divulguem suas aulas e trabalhos coreográficos. Penso que temos que estar sempre nos ajudando mutuamente pois, mais cedo ou mais tarde, vamos precisar uns dos outros.
  
O Sambrasil, vem fortalecer e divulgar as propostas de trabalho de cada profissional, fortalecer o nosso Samba e fortalecer a nossa cultura, o que é muito importante para todos.

E deixa o convite:
“Galera, chegou um dos maiores eventos de Samba do Brasil! Eu e Zuleide estaremos representando o nosso Samba-Pagode paulista. Venha participar, dançar, aumentar o seu grau de conhecimento em aulas, levar este conhecimento para a sua aula ou mudar a sua prática nas pistas de dança. Venha conhecer o nosso trabalho e desses maravilhosos profissionais presentes neste grande evento!”


Sambrasil: mais informações aqui!